BLOG


Informação de valor que gera resultado.




Controle de gado de corte baseado em dados: como as informações ajudam na gestão agropecuária

27/11/2018

controle de gado de corte

 

Não pode ler agora? Clique no play e ouça o conteúdo:

 

O ano de 2019 será importante para a pecuária brasileira, sobretudo para os produtores que comercializam o plantel no mercado externo. Quem conhece os movimentos econômicos tem previsto que a partir do dia 1º de janeiro haverá uma alta no preço dos animais, marcando uma virada econômica no cenário. A preparação para o atendimento da demanda doméstica e estrangeira passa, obrigatoriamente, pelo controle de gado de corte e isso só pode ser feito de uma maneira: com o uso eficiente e inteligente da tecnologia.

 

O ciclo de alta do preço do boi gordo deve acontecer porque a perspectiva é que a cotação do animal pronto para o abate se valorize acima da inflação. Essa etapa também deve favorecer que os pecuaristas retenham mais vacas para aumentar o rebanho futuro. Isso exige ainda mais cuidados para que esses animais passem pelo ciclo e mantenham um ótimo quadro de saúde ao final dele, mesmo que precisem permanecer mais tempo no confinamento ou na propriedade.

 

Para informar e mostrar como o uso de uma plataforma eficiente de gestão agropecuária pode contribuir significativamente com o bom andamento da fazenda, nós preparamos este e-book completo e gratuito que traz todas as informações das quais você precisa para transformar a sua fazenda em uma produtora de lucros. Clique aqui para ler agora e preparar o seu negócio para 2019.

 

Controle de gado de corte fomenta crescimento no Brasil

 

Os últimos 30 anos mostram que dentre todos os países produtores do mundo, o Brasil é um dos que desponta na liderança do crescimento da produtividade. O levantamento considera dados oficiais que fomentam a elaboração de políticas para o setor da pecuária de corte pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e apontam que a adoção da tecnologia é um diferencial irrefutável de que a gestão das propriedades precisa se modernizar cada vez mais. Basta observar outro dado que mostra que de 1975 a 2015 cerca de 60% do crescimento da produção foi ocasionado por recursos de última geração incorporados à rotina do campo. Destes, 15,4% foram atribuídos ao trabalho e outros 15,1% à terra.

 

Ao longo do século XX o Brasil se posicionou, por conta desses fatores, como um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo e até o final deste ano, teremos enviado para os Estados Unidos cerca de 10 milhões de toneladas. Tais números se justificam pela preocupação dos pecuaristas nacionais em oferecer qualidade por meio do monitoramento constante de aspectos como o controle de gado de corte baseado em dados. Isso significa que plataformas completas de gestão agropecuária facilitam essa tarefa ao oferecer bancos de dados atualizados que dão ao gerente da propriedade e à sua equipe todas as informações necessárias para a tomada de decisão correta no ciclo produtivo.

 

Dentre as informações que podem ser obtidas a partir do uso de um software de gestão agropecuária, estão:

 

  • Controle de contrato (compra, boitel, parceria produzida);
  • Peso de entrada individual e por lote;
  • Peso de saída individual e por lote;
  • Identificação individual por animal (SISBOV ou número de controle);
  • Consumo de matéria seca/dia por animal e lote;
  • Previsão de fornecimento diário de ração com base na leitura de cocho digitalizada;
  • Controle de eficiência na fabricação e fornecimento de ração;
  • Controle de estoque de insumos;
  • Controle sanitário;
  • Rendimento de carcaça;
  • Ganho líquido de carcaça;
  • Custo por arroba produzida;
  • Lucro por arroba;
  • Lucro total.

 

Inteligência a serviço da boa gestão do campo

 

Mais importante do que reunir todos os dados em uma plataforma é o processo de tratá-los e interpretá-los. A pecuária de precisão exige uma zootecnia de precisão, obtida por meio da análise de alto nível desenvolvida pelos técnicos e gerentes de cada unidade produtiva. É por isso que a escolha de qual software que vai fazer a gestão da informação de toda a operação no campo é tão importante.

 

Essa situação não é baseada apenas no “achismo”: a consultoria internacional Alberdeen Research apurou que no mundo inteiro, as empresas que utilizam sistemas de gestão baseados na tecnologia registram aumento na produtividade da ordem de 73%, redução de 18% dos gastos operacionais e economia de 16% nos valores dedicados aos custos administrativos. Bons volumes para repensar a sua estratégia e ferramenta de administração da fazenda, não?

 

O “sim” para essa pergunta foi dado como resposta até agora por mais de 570 propriedades pecuárias do Brasil, Paraguai e Bolívia. Elas adotam uma solução desenvolvida por especialistas que contempla todo o ciclo produtivo — cria, recria, engorda a pasto e terminação intensiva a pasto (TIP). O Ecossistema GA tem na base todos os dados de mais de 450 mil cabeças em IATF (Inseminação Artificial de Tempo Fixo), 500 mil cabeças na recria que totalizam mais de 2,7 milhões de manejos operacionais e é a opção preferida de grandes empreendimentos brasileiros.

Para saber mais sobre a solução ideal para implementação na sua propriedade, clique aqui e acesse o nosso e-book gratuito sobre o Controle de gado de corte baseado em dados e como as informações ajudam na gestão agropecuária.

 

controle de gado de corte