BLOG


Informação de valor que gera resultado.




Software para a pecuária de corte: quais as vantagens de usar uma solução completa

02/10/2018

software para pecuária de corte

 

Não pode ler agora? Clique no play e ouça este conteúdo:

 

A tendência de coletar mais informações e tomar decisões baseadas em análises de dados é uma realidade em diversos setores do mercado, e a tecnologia é a principal ferramenta que torna isso possível. Não investir em recursos desse tipo pode acabar custando mais para o negócio. Segundo a consultoria TNS Research, que pesquisou o investimento em TI em empresas de 11 países, quem adota inovações como sistemas de gestão, mobilidade, big data e computação tem crescimento até 53% maior do que quem não investe. No mercado da produção de proteína animal, a adoção de software para pecuária de corte é um bom exemplo de como a tecnologia pode otimizar todo o processo.

 

Uma plataforma integrada que organize e controle desde a reprodução dos animais até a previsão do ponto ótimo de abate oferece diversas vantagens aos produtores. Muitas das propriedades agropastoris ainda confia apenas em registros analógicos ou não integrados para controlar a produção. Isso reduz a confiabilidade das informações, que estão sujeitas à diversas falhas humanas.

 

Além disso, as propriedades rurais do Brasil costumam ter áreas extensas. É muito mais difícil localizar informações sobre processos que ocorrem em diferentes locais da fazenda sem o auxílio de um sistema centralizado. A tecnologia de um software para pecuária de corte pode resolver esses problemas e apresentar melhorias rapidamente no gerenciamento do negócio.

 

As vantagens de um software para pecuária de corte em diversas etapas da produção

 

A digitalização das propriedades rurais oferece mecanismos que possibilitam ao produtor visualizar em quais processos ocorrem desperdício de tempo, pessoas e insumos, por exemplo. Assim, é possível reduzir custos de produção e melhorar a margem de retorno do investimento. Reunimos neste artigo algumas das principais vantagens em levar a tecnologia para o lado de dentro da porteira da sua fazenda.

 

Acompanhamento detalhado de reprodução e cria

 

Considerado o negócio “menos rentável” da pecuária por ser mais longo e exigir muitos manejos, a cria vem ganhando destaque como base da cadeia produtiva. A alta no preço dos bezerros e a ausência de animais para engorda está impactando negativamente no fluxo da cadeia, o que faz da cria uma etapa estratégica para a produção de carne continuar crescendo e o Brasil ganhar mais espaço e competitividade no mercado internacional. A meta agora é a evolução do rebanho, o que só é possível com o domínio de técnica e tecnologia. Um sistema de gestão adequado permite controlar com precisão a quantidade de manejos de cada matriz na estação de monta e o tempo deles, além de monitorar indicadores como a taxa de concepção, de nascimento, de desmama e a mortalidade de bezerros. A partir desses dados, é possível quantificar a evolução do rebanho e gerar um histórico preciso de reprodução.

 

Além dos dados zootécnicos, um software completo de gestão possibilita o gerenciamento dos dados financeiros e do fluxo de caixa cujo controle torna a produção viável e é fundamental para alcançar uma margem sustentável de retorno do capital. Conhecendo os dados ideais para a reprodução eficiente, pode-se antecipar situações e tomar decisões que contornem os possíveis problemas do processo.

 

Melhoria do perfil nutricional do rebanho

 

A nutrição é um dos aspectos mais importantes para determinar a qualidade do rebanho e também para o planejamento financeiro da recria, engorda a pasto e do confinamento. É fundamental, por isso, considerar as demandas nutricionais de cada categoria e de cada período da curva de crescimento do animal, que impacta no estoque de suprimentos e na produção. Mas esses não são os únicos dados a serem monitorados.

 

Com o auxílio de um software para pecuária de corte, é possível definir uma meta para o ganho de peso diário e acompanhar o valor inicial, o projetado do dia e o final de cada animal diariamente em cada sistema produtivo. Monitora-se ainda a quantidade de alimentos ingeridos e desperdiçados. Os zootecnistas e agrônomos definem o planejamento nutricional e a curva de crescimento dos animais com base nesses critérios e acompanham diariamente e constantemente os dados apresentados pelo sistema.

 

Dessa forma, o produtor tem uma visão objetiva de todo o processo nutricional do rebanho e pode identificar gargalos operacionais que impactam na eficiência do fornecimento e influenciam no desempenho zootécnico, por exemplo.

 

Mais controle do rebanho e rastreamento dos animais

 

Um dos principais desafios dos pecuaristas é controlar exatamente o número de animais em áreas extensas de criação. Com o mapeamento oferecido por um bom software para pecuária de corte, é possível manter o controle sobre o inventário de animais por categoria, rebanho e local. As operações de manejo e movimentações do rebanho também podem ser acompanhadas.

 

Com a tecnologia de rastreabilidade, os bovinos são identificados e acompanhados individualmente. O sistema mantém um inventário de aplicações de vacinas e medicações, o histórico completo do manejo e das informações básicas do animal. Todos os registros são centralizados, precisos e mantidos em uma plataforma de fácil operação.

 

Além das vantagens citadas, o monitoramento tecnológico da fazenda e do rebanho pode otimizar o rendimento de diversas áreas da produção. O monitoramento constante e a tomada de decisões orientadas por dados está revolucionando a pecuária moderna e levando grandes empresários rurais ao crescimento.

Para acompanhar outras informações sobre a aplicação da tecnologia na pecuária moderna e conhecer a solução perfeita para aperfeiçoar a gestão da sua fazenda, leia o nosso blog e acesse o nosso site.